Menu

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Extraordinário


Esse foi o último livro que eu li e um dos melhores até agora. No início ninguém dá nada pela história e é normal as pessoas demorarem até se envolverem com o enredo, mas quando o Auggie cativa os leitores... BOOM!.. O livro é devorado!

A história criada por R.J Palacio narra uma parte da vida de August Pullman, um menino como qualquer outro, mas que nasceu com uma série de complicações no rosto. Só nos primeiros dez anos de sua vida ele já fez mais de vinte cirurgias! E foram só as primeiras. Muito provavelmente terão mais.
Porém, o interessante desse livro não é somente o cativante e corajoso menino Auggie, é também a exposição das perspectivas externas. A irmã, os melhores amigos e o namorado da irmã tem sua pequena e super importante colaboração na narrativa. Além de quebrar um pouco a sensação infantil que o livro tem, mostram que não é fácil para todos que o cercam e que as vezes quem sofre mais nem é o August.


A questão do bullying é até abordada de uma forma natural, mas que deve ser combatida quando passa dos limites. Afinal, quem nunca foi zoado por causa de alguma característica quando criança? O Sr. Buzanfa é, além de um dos meus personagens favoritos, a prova disso.


O Extraordinário, definitivamente, é o livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida.

Talvez as pessoas deveriam, apenas, ser mais gentis que o necessário.

Um comentário: