Menu

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dragões de Éter


Saga escrita por Raphael Draccon. Narra a história de um mundo etéreo que concentra ficção e realidade chamada Nova Ether e, de acordo com o próprio autor, Dragões de Éter é um titulo sugestivo aos que se agarram ao livro na esperança de encontrar uma nova história de cavaleiros e dragões. Pois, muito pelo contrário, isso é o que não se encontra (apesar de terem sim dragões na série, mas não nessa perspectiva.. vocês entenderam). A explicação do titulo dada por Draccon é bem simples: dragões são a máxima da fantasia e éter é a quinta essência, aquela presente em todo o universo e que nos liga ao sonho. Resumindo o título nas palavras do autor temos que "o nome é uma metáfora referente a 'uma fantasia que você alcança através dos seus sonhos'".


Pensei em criar uma sinopse, mas eu acho a oficial tão cativante que prefiro dar os devidos méritos.

Dragões de Éter I

"Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. 

Essa influência e esse temor sobre a humanidade só têm fim quando Primo Branford, o filho de um moleiro, reúne o que são hoje os heróis mais conhecidos do mundo e lidera a histórica e violenta Caçada de Bruxas.

Primo Branford é hoje o Rei de Arzallum, e por 20 anos saboreia, satisfeito, a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começam a acontecer... 

Uma menina vê a própria avó ser devorada por um lobo marcado com magia negra. Dois irmãos comem estilhaços de vidro como se fossem passas silvestres e bebem água barrenta como se fosse suco, envolvidos pela magia escura de uma antiga bruxa canibal. O navio do mercenário mais sanguinário do mundo, o mesmo que acreditavam já estar morto e esquecido, retorna dos mares com um obscuro e ainda pior sucessor. E duas sociedades criminosas entram em guerra, dando início a uma intriga que irá mexer em profundos e tristes mistérios da família real.

E mudará o mundo"

A narrativa de Draccon é imersa em referências que vão dos próprios contos de fada originais, como João e Maria, Chapeuzinho Vermelho e Peter Pan, até Final Fantasy e Nirvana. Além disso, o que mais me cativou foi a maneira como ele descreve tudo. Ele é um bardo do Século XXI!! Sim! Isso mesmo! A impressão que passa é que o narrador está realmente contando uma história. Como se ele estivesse na sua frente e conversasse com você. E o melhor de tudo é que ele não economiza nos detalhes, mas somente com o que realmente importa, o que faz de sua escrita uma narrativa breve e concentrada em capítulos pequenos.

Os livros são divididos em três atos cada um, como num grande espetáculo. No primeiro ato nós recebemos as informações importantes sobre o que vai ser mencionado nos dois seguintes. No segundo, o autor desenvolve tudo o que ele apresentou no anterior e nos prepara para o grande final. E no terceiro revelações são feitas e tudo se encaixa até o ápice, onde ocorrem as mais fortes emoções e logo tudo se esfria no desfecho.

Dragões de Éter II

Acho que deu pra perceber que meu primeiro livro está meio manchado, mas eu queria dizer que foi um momento infortuno. Eu o li em 2011 e guardei-o num móvel junto com vários outros livros mais velhos, porém, por algum motivo artrópode, uma barata passou por ele e fez esse pequeno estrago. Então vai a dica para quem tem livros guardados a muito tempo: verifiquem suas estantes periodicamente e certifiquem-se de que não há insetos morando entre eles. Até mosquitos fazem estragos.

Obrigado, Loh <3

Quem for adquirir o livro agora, não sei se acharão as mesmas capas que tenho. Foram lançadas novas e são muito bonitas até. Um pena, pois eu queria poder completar minha coleção. 




Ah! Para quem se interessou sobre o Raphael, deixo o link da pagina dele. E antes de terminar o post, vale ressaltar que ele não tem só a saga como obra literária. Recentemente, Draccon lançou "Legado Ranger I - Cemitérios de Dragões", sua nova saga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário